Confira algumas ferramentas de networking para se conectar durante a quarentena

15 abr 2020

Você já ouviu falar sobre as ferramentas de networking? Neste post, vamos apresentar as principais alternativas para que você possa tirar proveito delas em tempos de Coronavírus. Aqui, entenda como é possível se conectar com outras pessoas durante a quarentena, sem sair do conforto da sua casa.

Ainda, descubra meios para realizar as suas atividades de forma segura e evitar a expansão da pandemia que está causando insegurança em todas as regiões do nosso planeta. Além disso, compreenda o que é o novo Coronavírus e os impactos que ele causa na saúde das pessoas que sofrem o contágio.

Quer saber mais sobre as mais incríveis ferramentas de networking? Acompanhe a leitura!

O novo Coronavírus

Os cientistas do mundo inteiro estão investigando o novo Coronavírus para determinar sua origem e os remédios mais apropriados para tratar a população que já está contagiada. Além disso, algumas organizações realizam pesquisas para descobrir a vacina que pode imunizar as pessoas e impedir que a infecção causada pelo vírus continue agindo por muito tempo.

Até o momento, os especialistas afirmam que a contaminação ocorre por contato entre as pessoas, por meio da saliva, espirros, tosse, catarro e toque. Ademais, se uma pessoa tocar superfícies ou objetos contaminados e depois levar as mãos aos olhos, nariz ou boca, ela vai ser infectada e provavelmente adoecer após duas semanas.

Os sintomas do novo Coronavírus são respiratórios e semelhantes a um resfriado: dificuldade de respirar, tosse e febre. Para se prevenir, é importante evitar contato com outras pessoas que estejam infectadas, lavar as mãos com frequência, usar lenço descartável ao limpar as narinas, não compartilhar objetos pessoais, manter as casas ventiladas etc.

Os impactos causados pelo novo Coronavírus

Os economistas alertam que o vírus já abalou o mercado global e paralisou as atividades econômicas no cenário mundial. Desse modo, os impactos são reais em praticamente todas as cadeias de suprimentos, pois houve interferência nas relações internacionais, com a aplicação de medidas urgentes nas fronteiras na tentativa de evitar a pandemia. Os efeitos mais impactantes do Coronavírus são:

  • recessão da economia;
  • paralisação das exportações;
  • redução dos lucros nas empresas;
  • desestabilização do preço do petróleo;
  • quedas nas ações da bolsa de valores.

Na opinião de alguns profissionais da área da economia, o mundo já está em recessão e vai levar um tempo para se recuperar de todas as perdas financeiras. Os governos das nações atingidas pelo Coronavírus já determinaram que a população fique em confinamento nas suas próprias residências, ordenando a paralisação dos serviços não essenciais. Confira, a seguir, os países mais afetados:

  • Estados Unidos;
  • China;
  • Itália;
  • Espanha;
  • Irã;
  • França.

Em nosso país, a circulação de pessoas está sendo limitada gradativamente. No início, foram suspensas as aulas em todas as escolas públicas e privadas. Em seguida, as escolas infantis foram impedidas de funcionar. Depois, foi determinado o fechamento de shoppings centers, restaurantes, parques, igrejas etc.

Apenas as farmácias e os estabelecimentos que fornecem suprimentos alimentícios estão funcionando normalmente. Os serviços de transporte por aplicativos foram proibidos, e as empresas de transporte público devem higienizar os ônibus a cada viagem. Todos os eventos, como shows, festivais e festas, foram cancelados.

A possibilidade de fazer networking da sua casa

Diante desse contexto, a maioria dos empregadores brasileiros se organizou para que os seus colaboradores trabalhem em suas casas. Essa foi a opção para evitar que os serviços sejam completamente interrompidos, já que isso poderia gerar um caos para as empresas. Outros preferiram dispensar os seus funcionários, os quais agora estão desconcertados. Mas você pode ampliar seus contatos trabalhando em casa, basta fazer o seguinte:

  • invista na criação de conteúdos;
  • divulgue as suas ideias nas redes sociais;
  • mantenha os seus contatos bem informados;
  • prepare respostas para as perguntas mais comuns;
  • ative os seus contatos, falando com eles periodicamente.

Caso você esteja em busca de oportunidades nesse momento inesperado, precisa entender um pouco sobre as ferramentas de networking. Elas facilitam a convivência e o apoio entre pessoas que têm objetivos semelhantes. Além disso, possibilitam o contato e a inovação por meio de uma rede de relacionamentos. Conheça agora mesmo as principais ferramentas de networking.

LinkedIn

Essa rede tem cerca de 500 milhões de usuários que podem se conectar e se relacionar profissionalmente. Por meio dela, várias pessoas compram, vendem, contratam e compartilham histórias, dicas e experiências. As informações são reais, já que os dados falsos podem ser facilmente apontados pelos próprios usuários. Os dados podem ser exportados para planilhas em formato Excel e utilizados para o envio de e-mails.

Rapportive

Com essa ferramenta, os indivíduos conseguem visualizar no Gmail o perfil dos seus contatos do LinkedIn, bem como as informações dos usuários que estão conectados com eles. É interessante para o acompanhamento de listas de clientes, uma vez que é possível observar seus movimentos, seus interesses e os contatos em comum. Isso facilita o início de conversas e a criação de abordagens estratégicas.

Followup.cc

Essa ferramenta é muito útil para a manutenção de contatos que fazem parte da sua rede, permitindo a adição de lembretes referentes a e-mails, com seus respectivos assuntos, destinatários, data e hora de envio de cada um deles. Assim, você consegue organizar sua agenda de envios de conteúdos automáticos.

Meetup

Chegou a chance de ficar sabendo onde vão acontecer os eventos na sua região, possibilitando que você descubra antecipadamente onde encontrar pessoas que tenham interesse no seu negócio. A plataforma possibilita a busca por assunto, contudo, durante o seu cadastro é possível definir os seus interesses para receber a notificação de cada encontro.

Reddit

O Reddit é essencial para a criação de tópicos que resumam o interesse das pessoas. Dessa forma, é possível publicar conteúdos interessantes. Também pode ser usado como um fórum ou para seguir assuntos de diversas áreas profissionais. Qualquer pessoa pode utilizar a ferramenta para ler os conteúdos e seguir os tópicos selecionados.

Aproveite as nossas dicas para aumentar os seus conhecimentos a respeito das ferramentas de networking. Esperamos que as alternativas mencionadas acima sejam úteis para o seu desenvolvimento profissional e sirvam de motivação para seguir aprendendo sempre! Não deixe de ler e estudar, pois em breve a crise do Coronavírus vai passar, e você estará atualizado quando tudo voltar ao normal!

Deseja obter mais informações valiosas para a sua carreira? Siga as nossas redes sociais e pegue carona nessa ideia! Estamos no Facebook, LinkedIn e YouTube.

Compartilhar nas redes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Procurar

Guia de mobilidade corporativa.

Saiba como aumentar a eficiência e reduzir custos de transporte na sua empresa.

Assine nossa newsletter

Últimos posts

Mês de publicação

Leve o Bynd para a sua empresa ou universidade

Não vá ainda!
Agende uma demonstração com nossos consultores