Gestão de fretamento: o que é e quais as suas vantagens?

01 dez 2021

Segundo estudos da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo (Fresp), o setor de fretamento gera em torno de 10 bilhões anuais. Um número impressionante, mas que também traz ainda mais responsabilidade para as empresas em termos de gestão de fretamento.

Dados expressivos como esse mostram que o mercado é uma ótima opção para as instituições que desejam melhorar a mobilidade de seus funcionários e parceiros, ao mesmo tempo em que buscam um controle de custos.

Porém, esse cenário também mostra que a gestão de fretamento precisa ser feita de forma muito mais próxima a fim de garantir que os verdadeiros benefícios sejam obtidos pela empresa.

Quer entender melhor sobre a gestão de fretamento e como ela pode ser vantajosa para o seu negócio? Então, continue lendo e confira a nossa postagem completa sobre o assunto.

O que é gestão de fretamento?

A gestão de fretamento nada mais é do que o gerenciamento dos processos de transportes dos veículos que realizam o deslocamento dos colaboradores das suas residências até o local de trabalho. 

A gestão nesse sentido inclui o planejamento e monitoramento das melhores rotas disponíveis para o transporte dos funcionários, geração de relatórios de utilização e desempenho do serviço, bem como do controle de quilometragem.

Resumindo, o gerenciamento de fretes é um recurso essencial tanto para a empresa quanto para a equipe de trabalho. Afinal, não faz sentido investir em um meio de transporte alternativo mais flexível, seguro e eficiente sem um controle próximo. 

Quais as vantagens da gestão de fretamento para as empresas?

Como dito na introdução, se realizada corretamente, a gestão de fretamento pode trazer diferentes vantagens para a sua empresa.

Confira.

Mais qualidade de vida para os colaboradores

Uma das formas que a sua equipe têm de aumentar a eficiência e a produtividade é o investimento na qualidade de vida e bem-estar por parte da sua empresa. 

A gestão de fretamento contribui neste ponto garantindo que o deslocamento seja feito por uma rotina segura e tranquila e em veículos aconchegantes para todos. Com um clima favorável, a tendência é que todos se engajem mais no dia a dia.

Redução de custo e melhor ROI

Uma boa gestão, por si só, já ajuda no controle de custos, pois impede que a taxa de desperdícios continue alta. A gestão de fretamento, por exemplo, é capaz de evitar que gastos com transporte dos funcionários aumente de maneira desnecessária.

Além disso, é responsabilidade do gestor buscar o melhor parceiro para o frete. Com a escolha certa, em médio prazo, o ROI da estratégia tende a ser cada vez mais interessante para a sua empresa.

Otimização do serviço

Por meio da aplicação de gerenciamento de veículos fretados, o serviço que já é vantajoso pode ser ainda otimizado. Por exemplo, o gestor passa a ser responsável por levantar informações pertinentes, como localidade de cada colaborador, a fim de facilitar a criação de rotas mais eficientes, entre outros. 

Como implementar a gestão de fretamento na sua empresa?

Uma ótima maneira de desenvolver a gestão de fretamento na sua empresa visando o controle de gastos e aliando à qualidade de vida dos colaboradores é adotando uma solução tecnológica de alta eficiência.

Afinal, gerir uma etapa tão importante e que pode impactar diretamente na parte financeira não é algo simples. Sendo assim, não pode ser feita a partir de ferramentas obsoletas como bloco de notas ou planilhas convencionais.  

Então, conte com uma boa solução digital, primando sempre pelas características:

  • Possibilidade de avaliação por sua empresa e demais usuários;
  • Recurso tecnológico intuitivo e com usabilidade simples;
  • Integração de forma segura e organizada.

Enfim, com uma boa gestão de fretamento você garante todas as vantagens de uma estratégia já bastante utilizada por diferentes empresas, principalmente pelas líderes de setor. É um passo natural para quem busca controle de custos, competitividade e crescimento na produtividade dos funcionários.

Gostou do artigo? Continue no nosso blog e confira agora 5 dicas para otimizar custos na gestão de fretados na sua empresa.

Compartilhar nas redes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Procurar

Guia de Gestão de Fretados Inteligente

Confira nosso material para você tornar a sua gestão de fretados mais eficiente tanto para a empresa quanto para os colaboradores, no contexto de pandemia e retomada segura.

Assine nossa newsletter

Últimos posts

Mês de publicação