5 dicas para otimizar custos na gestão de fretados em sua empresa

17 nov 2021

Mas o que os profissionais de RH podem fazer para garantir que os gastos com transporte fretado tragam mais retornos?

Confira a seguir:

1. Entender as necessidades dos colaboradores

Um dos erros mais comuns é a falta de atenção dada aos funcionários, buscando entender o que eles, de fato, precisam quando o assunto é transporte.

Em primeiro lugar, a empresa precisa saber se o fretado é a melhor opção para os colaboradores. Pode ser que seja a alternativa ideal para um, mas não seja para outros.

Dependendo de onde a pessoa mora e da localização dos pontos de embarque e desembarque, pode ser que outros meios de transporte sejam mais convenientes.

Portanto, é fundamental que essa análise seja feita com base nas necessidades dos funcionários. Do contrário, a empresa corre o risco de investir nos fretados e perceber que eles não estão sendo usados pela maioria.

2. Contar com a ajuda da tecnologia

Mesmo que você não tenha tanta familiaridade com as tecnologias, fique sabendo que elas são grandes aliadas da gestão de fretados.

Isso porque ajudam a automatizar diversas tarefas manuais, que acabam tomando muito tempo na rotina dos profissionais de RH. Ao contar com o apoio da tecnologia, o departamento pode se dedicar a atividades mais estratégicas.

E, ao mesmo tempo, essa automatização permite fazer um trabalho mais eficiente. Hoje já existem recursos, por exemplo, que geram relatórios sobre o uso do fretado, ajudando as empresas a tomarem decisões conscientes.

3. Aumentar a eficiência das linhas de fretado

As linhas de fretado também podem ficar mais inteligentes ao contar com um sistema tecnológico voltado para gestão das linhas.

Esse tipo de recurso consegue acessar os dados da malha viária da cidade, otimizando as rotas dos fretados sempre que for preciso.

Dessa forma, contribui para a diminuição da ociosidade das linhas, facilita o embarque e desembarque de colaboradores, otimiza o uso de recursos financeiros e reduz os gastos com vale-transporte.

Os sistemas também fornecem dados sobre as taxas de frequência de uso do fretado pelos colaboradores. Com isso, as empresas podem verificar se vale a pena continuar investindo nessa alternativa ou se é preciso fazer ajustes.

4. Sugerir alternativas colaborativas e sustentáveis

Ainda que o fretado seja uma ótima solução para muita gente, hoje já existem diversas alternativas para o transporte corporativo.

E muitas delas levam em conta os impactos ambientais e os problemas de mobilidade urbana causados pelo excesso de veículos em circulação, sobretudo nas grandes cidades.

Dessa forma, estimular os colaboradores a compartilharem carros próprios ou da empresa com colegas que moram perto pode ser uma boa estratégia também. Além de gerar economia, favorece a interação entre os colaboradores.

5. Adotar novas soluções de mobilidade corporativa

Levando em conta a cultura do compartilhamento, algumas empresas já estão oferecendo soluções voltadas para a mobilidade corporativa, como é o caso do Bynd Comunidade.

Essa solução substitui os fretados pelos carros compartilhados. Ao mesmo tempo em que reduz os custos com mobilidade, garante um deslocamento mais humano para os colaboradores.

Sendo assim, é uma ótima maneira de proporcionar uma melhor qualidade de vida para os colaboradores.

Ainda não sabe qual é a melhor solução para a sua empresa? Veja o que fazer quando o contrato de transporte de funcionários está para vencer!

Compartilhar nas redes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Procurar

Guia de Gestão de Fretados Inteligente

Confira nosso material para você tornar a sua gestão de fretados mais eficiente tanto para a empresa quanto para os colaboradores, no contexto de pandemia e retomada segura.

Assine nossa newsletter

Últimos posts

Mês de publicação