Controle de passageiros no fretado: 3 falhas para evitar

20 dez 2021

Nos últimos anos, a frota de veículos para fretamento cresceu consideravelmente no nosso país, como mostra essa reportagem. Um crescimento interessante, mas que também trouxe à tona uma grande preocupação: o controle de passageiros.

É fato que as vantagens do fretamento no meio empresarial são inegáveis. Além do bem-estar dos funcionários, a empresa ajuda até mesmo a mobilidade urbana local. Porém, alguns desafios começam a surgir quando a gestão deixa passar pontos importantes.

Sem o correto controle de passageiros, por exemplo, a desorganização toma conta e resulta em erros que podem causar desde prejuízos financeiros até risco à segurança dos colaboradores.

Para ajudar, criamos este artigo abordando 3 erros comuns que você deve evitar quando se trata de controle de passageiros. Continue com a gente e confira.

Boa leitura!

3 erros para evitar no controle de passageiros no fretado

Ao conhecer os principais erros, você consegue desviar das armadilhas que muitos gestores já caíram e ainda superar obstáculos sem grandes sustos.

Acompanhe.

1. Baixo controle diário no acesso dos funcionários

Um dos segredos do sucesso para a gestão de fretamento é acompanhar o controle diário do acesso dos funcionários. Mas, infelizmente, por demandar um trabalho minucioso, este também é um dos erros mais comuns.

Acontece que, muitas vezes, os colaboradores deixam de utilizar o transporte ou faltam frequentemente em razão de diferentes motivos, por exemplo:

  • utilização de outros meios alternativos;
  • utilização de veículo próprio;
  • mudança de endereço.

Não tendo esse controle diário, a sua empresa acaba gastando de forma desnecessária ou mesmo utilizando a frota disponível de maneira inadequada.

Mas, com a ajuda de um software esse problema pode ser resolvido, pois os funcionários passam a “creditar” a presença toda vez que utilizarem o transporte, mantendo um controle mais real no dia a dia.

2. Falta de planejamento para a utilização

Como dito na introdução, quando não há um planejamento no controle de passageiros, a desorganização acaba tomando conta da estratégia do fretado.

Em outras palavras, é preciso uma definição prévia de tudo que envolve o processo de fretamento. Desde a contratação da empresa parceira até a forma que acontecerá o cadastramento dos funcionários.

Isso impedirá que aconteça, por exemplo, a falha mencionada no tópico anterior, pois todos já estarão cientes de como confirmar a presença de forma antecipada.

3. Custo elevado para veículos com capacidade ociosa

Por fim, uma falha que não está ligada diretamente à falta de controle de passageiros, mas que acaba sendo agravada em razão dela.

Acontece que na “pressa” de garantir um transporte de fretamento para os seus funcionários, muitas empresas acabam fechando um contrato que contempla um grande número de veículos.

O problema é que mesmo que a sua empresa tenha uma quantidade alta de funcionários, sem uma roteirização correta e um bom controle de passageiros, essa frota avantajada acaba sendo mais prejudicial do que benéfica.

Por isso, vale a pena incluir a decisão no planejamento inicial. Fazer um levantamento do número de pessoas que realmente utilizam o fretamento e fechar o contrato a partir desta análise.

Por que utilizar a tecnologia como grande aliada?

Como você pôde notar ao longo do texto, a maior parte das falhas pode ser resolvida com a ajuda da tecnologia. A simples mudança de processo manual para algo automatizado já traz novas perspectivas.

Nesse sentido, é dever de todos os players participantes do setor de fretamento, contratantes e contratados, trabalharem dentro de um cenário mais moderno em que a tecnologia facilite a rotina de gestores e colaboradores.

Um software de gestão, por exemplo, já é capaz de realizar o controle de passageiros de maneira eficaz e imediata, mantendo o monitoramento sobre a frequência de pessoal e emitindo relatórios precisos.

Enfim, não há mais razão para você passar aperto pela falta de controle de passageiros no fretado. Em um mundo tão tecnológico, esse acaba sendo um problema ínfimo por isso deve ser resolvido da maneira mais eficaz possível. Então, analise as dicas apresentadas e faça da sua gestão de fretamento um ponto alto na sua empresa.

Gostou do artigo? Continue no nosso blog e entenda agora como a tecnologia está transformando o transporte corporativo.

Compartilhar nas redes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Procurar

Guia de Gestão de Fretados Inteligente

Confira nosso material para você tornar a sua gestão de fretados mais eficiente tanto para a empresa quanto para os colaboradores, no contexto de pandemia e retomada segura.

Assine nossa newsletter

Últimos posts

Mês de publicação