Ano Novo, Empresa Nova: Ações para melhorar a produtividade no trabalho

08 jan 2020

Vai chegando a hora da virada e, junto com ela, os planos para um ano novo melhor. De fato, essa é mesmo uma época propícia para acertar os ponteiros e colocar tudo em ordem para recomeçar com o pé-direito. Uma das metas é quase unânime: aumentar a produtividade no trabalho.

Afinal, isso significa mais tempo livre para se dedicar à família, aos amigos e a si próprio, não é mesmo? Você pode até não ter se dado conta, mas ser produtivo não depende só de nós. Existem diversos hábitos externos que também podem atrapalhar seu rendimento, como as longas horas gastas no trânsito.

Respirar fundo e pensar em estratégias para eliminar os problemas é só o primeiro passo para gerenciar melhor seu tempo. Neste post, listamos algumas ações para administrar as tarefas e tornar-se mais produtivo no trabalho. Acompanhe!

Defina as prioridades

Parece óbvio, mas muita gente se esquece do básico: definir a ordem de prioridade das tarefas do dia. Inclusive, a primeira dica do post não poderia ser outra. Antes de tudo, é preciso sentar e escrever sua lista de afazeres. Em seguida, enumere as tarefas mais urgentes e defina quanto tempo você tem para se dedicar a elas.

Assim, caso aconteça algum imprevisto e você não consiga dar conta de toda a lista, pelo menos terá feito o que era mais importante. A famosa técnica Pomodoro pode ser muito útil nesse gerenciamento. Se você não a conhece, anote o método: divida seu tempo em blocos e, a cada 25 minutos de trabalho, faça uma pausa de 5 minutos. Aos poucos, você vai perceber que as tarefas estão finalmente andando.

Mas atenção: durante os 25 minutos nada poderá tirar o seu foco, como o telefone tocando ou as notificações do celular. Dedique-se inteiramente ao serviço que estiver fazendo. A cada quatro ciclos completos, faça uma pausa maior, de meia hora. Esse refresco para a mente é fundamental para voltar ao trabalho de fôlego renovado e, inclusive, melhorar seu relacionamento interpessoal.

Não adie as tarefas

Quem nunca procrastinou algo que atire a primeira pedra. Embora seja um pensamento bastante pessimista, o simples ato de adiar as tarefas pode soar tranquilizante à primeira vista, como se ficássemos livres daquilo por algum tempo. No entanto, o resultado da procrastinação é devastador para nossa mente, já que depois vamos nos culpar por não ter cumprido o prazo.

É claro que nem sempre conseguiremos dar conta de tudo. O perigo é quando o hábito de procrastinar se torna um ciclo vicioso, comprometendo sua produtividade em larga escala. Se você perceber que anda adiando demais as tarefas, comece a treinar sua mente para mudar esse pensamento.

Lembre-se de quanta coisa você poderia ter realizado se não tivesse deixado para amanhã ou semana que vem. Assim, gradativamente você se sentirá mais motivado para realizar as tarefas. Outra dica importante é livrar-se de todas as distrações possíveis: redes sociais abertas, televisão ligada, música alta, entre várias outras. Tudo isso deve ser eliminado do seu ambiente de serviço para não roubar sua atenção nem por cinco minutos.

Invista no seu autoconhecimento

Muito falamos em autoconhecimento nos dias de hoje. Sobretudo no estilo de vida das grandes cidades, realmente é importante se conhecer e descobrir seus limites. Quantas vezes você levou trabalho para casa e só depois percebeu que acabou comprometendo aquele valioso tempo com sua família?

Embora pareça um sinal de produtividade, isso gera estresse e frustração, de modo que, a longo prazo, você estará tão esgotado que não conseguirá sequer dar conta das atividades prioritárias. Portanto, muito cuidado com sua saúde mental. Para ser produtivo de verdade, você precisa estar descansado e com energia nova a cada dia.

Mantenha a disciplina e a organização

Disciplina e organização são as palavras de ordem quando se fala em produtividade no trabalho. Manter tudo organizado contribui para a realização das tarefas, pois fica mais fácil visualizar seu campo de atuação e saber por onde começar. Quanto à disciplina, decerto você não se tornará uma pessoa disciplinada da noite para o dia.

Essa virtude demanda tempo e treinamento até se tornar um hábito. Portanto, não force a barra. É melhor impulsionar sua produtividade um pouquinho a cada dia do que se esgotar em horas extras e não dar conta de mais nada na manhã seguinte. Lembre-se também de que falhas e imprevistos são naturais e vão acontecer. Não se frustre com os erros. Aprenda com eles e aja de forma diferente da próxima vez.

Otimize seu tempo no transporte

Sem dúvida, o trânsito é um dos fatores que mais comprometem a produtividade no trabalho. Vai dizer que você não conhece alguém que demora cerca de duas horas só para chegar ou sair do serviço? Parece um pesadelo, não? Pois é. Pode até ser que, em um primeiro momento, os impactos não sejam assim tão grandes.

Porém, não vai demorar tanto até seu corpo e sua mente começarem a perceber que a jornada está exaustiva demais. Isso gera total perda de foco e concentração no serviço, deixando seu rendimento pior a cada dia. Sem falar nas questões de saúde, pois corpo e mente estafados podem sim trazer complicações graves para o organismo.

Gerenciar seu tempo no trânsito é essencial para driblar esses efeitos catastróficos. Morar perto do serviço, pesquisar as melhores rotas e ir de carona para o trabalho são formas muito eficientes de otimizar a rotina no tráfego e chegar mais disposto na empresa. Sem falar que, quanto menos carros em circulação, menor também será a poluição ambiental.

Inclusive, já existem aplicativos especializados que conectam usuários com rotas parecidas para se revezarem nas corridas e tornar o percurso mais econômico, leve e descontraído. O Bynd, por exemplo, é uma solução muito interessante tanto para os trabalhadores quanto para os gerentes de RH que desejam otimizar o deslocamento de seus funcionários.

Investindo no aplicativo, dá para diminuir significativamente os gastos com vagas de estacionamento e com o seguro sobre elas, além de propiciar formas alternativas para que os colaboradores possam ir e vir com agilidade e segurança. Quanto ao resultado? Funcionários muito mais dispostos e com alta produtividade no trabalho.

O que achou dessa ideia? Ficou interessado? Então, entre em contato conosco e conheça nossos serviços!

Compartilhar nas redes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Procurar

Guia de mobilidade corporativa.

Saiba como aumentar a eficiência e reduzir custos de transporte na sua empresa.

Assine nossa newsletter

Últimos posts

Mês de publicação

Leve o Bynd para a sua empresa ou universidade

Baixe o Guia de Mobilidade para a Retomada

Preparamos um material para auxiliar sua empresa na retomada das atividades, garantindo segurança no deslocamento dos colaboradores. Conte conosco!