9 Resoluções de fim de ano para você se inspirar

23 dez 2019

Mais um dezembro chegou e aquelas inevitáveis resoluções de fim de ano já começaram a povoar a cabeça de muita gente. Criar planos para uma próxima etapa da vida é algo saudável e nos mantém motivados, porém, quase nunca cumprimos aquela listinha de promessas que fazemos.

Isso acontece porque, na maioria das vezes, traçamos metas muito ambiciosas, que saem do nosso controle. Pensando nesse dilema, elaboramos 9 dicas de resoluções possíveis e simples, mas que podem ser incluídas na sua rotina e mudar a sua vida. Que tal dar uma conferida?

1. Pare de procrastinar

Você continua adiando as tarefas importantes só porque elas parecem difíceis de concluir ou porque pensa que pode dar conta de tudo mais tarde? Então, saiba que a procrastinação pode levar você para um buraco sem fundo, gerando desgastes emocionais, trabalhos malfeitos e outros problemas.

Tudo isso é capaz de comprometer o seu desempenho profissional, afetar a sua saúde e até o equilíbrio emocional. Procrastinar pode aumentar os níveis de estresse e baixar as defesas imunológicas. Mas, você não quer nada disso, não é mesmo?

Então, comece o ano com uma vibe mais proativa e resoluta. Não deixe nada para depois! É muito simples, as coisas que precisam ser feitas certamente apresentarão a conta em algum momento; por isso, faça já o que deve ser concluído.

2. Passe mais tempo com a família

Isso parece algo inerente ao dia a dia de todo mundo, mas, na prática, não é bem assim que as coisas funcionam. O cotidiano atribulado da maioria das pessoas provoca um afastamento gradual entre aqueles que vivem sob o mesmo teto, e é extremamente comum que casais, pais, filhos e irmãos passem uma semana inteira sem trocar uma frase inteira uns com os outros.

Isso é péssimo para a saúde emocional, portanto, pare para pensar um pouco e organize melhor a sua agenda a fim de passar mais tempo com os filhos e com a esposa e/ou marido. Isso é extremamente revigorante e muito mais importante que qualquer outra coisa.

3. Aprenda algo novo

Desenvolver uma nova habilidade é um bálsamo para o cérebro e para a saúde mental. Toda vez que se aprende uma nova língua, um novo passatempo ou esporte, a capacidade de raciocínio se expande e você fica mais inteligente e ágil.

Além disso, essa pode ser uma oportunidade de exercer uma nova profissão, por que não? Muitas pessoas descobrem sua verdadeira vocação quando decidem fazer uma atividade apenas para minimizar o estresse. Quando menos esperam, já mudaram completamente suas vidas, e para melhor!

4. Leia mais

Ler é um santo remédio para ampliar o repertório de cultura geral, melhorar as habilidades de escrita, a memória e o vocabulário. Em resumo: é um hábito perfeito para tornar você uma pessoa mais interessante.

Para quem não tem isso arraigado no seu dia a dia, o ideal é começar com pequenas doses, lendo assuntos que são do seu interesse. Vale um blog sobre o seu tema preferido, revistas e jornais. Mas, a melhor de todas as fontes são os livros, de preferência, os bons clássicos. Comece no seu próprio ritmo, sem pressão nem cobranças. Com o tempo, isso se incorpora às suas atividades diárias e enriquece os seus dias, acredite.

5. Envolva-se em causas sociais

O envolvimento em causas sociais é o tipo de ação que promove bem-estar a todos os abrangidos, inclusive às pessoas que não estão corretamente inseridas na sociedade. Cada vez que uma pessoa se dispõe a ajudar sem esperar nada em troca, está fazendo algo inestimável para o mundo e para si mesma.

Abrace uma causa e colabore para melhorar a vida de pessoas que precisam do seu apoio. Isso pode ser feito financeiramente, em forma de doação de alimentos e outros bens de primeira necessidade, trabalho voluntário, entre outras ações.

6. Arrisque-se um pouco mais

Sair da zona de conforto é algo realmente desafiador e nem sempre temos disposição para isso. No entanto, se você tem alguma pretensão de ver a sua vida mudar de forma consistente, é preciso correr algum risco, ou seja sair um pouco do modo seguro e fazer alguma coisa que mexa com as estruturas.

É cada dia mais comum ver pessoas que passaram anos exercendo a mesma profissão e, de repente, resolvem arriscar outros ares e fazer algo que sempre sonharam mas que não tiveram coragem de arriscar antes.

É evidente que essas coisas exigem certo planejamento, pois ninguém abandona uma profissão relativamente segura da noite para o dia. O importante é não ficar estagnado e manter a motivação sempre em dia. Esse tipo de mudança cabe muito bem em uma lista de resoluções de final de ano. Aproveite e repense o seu trabalho e como anda o seu entusiasmo com ele.

7. Cuide melhor da saúde

Cuidar da saúde não é apenas uma opção se você pretende fazer todas as outras coisas com tranquilidade e disposição. Hoje, somos expostos a todo tipo de substância tóxica, inclusive nos alimentos. A boa notícia é que as alternativas para cuidar bem da saúde parecem ganhar disparadas sobre as opções para destruí-la.

Sendo assim, pratique atividades físicas e se alimente bem, procurando consumir, o máximo possível, produtos naturais, sem aditivos e outros excessos. Outra atitude que contribui enormemente com a saúde é ficar em paz com os pensamentos e os relacionamentos. Na maioria vezes, as doenças começam na mente.

8. Adote um pet

Se você curte animais, aproveite e incremente a sua lista de resoluções com a ideia de adotar um bichinho sem lar. Os pets são companhias perfeitas, curam a tristeza e a solidão, e estão sempre em nossa companhia. Além de ganhar um amigo fiel, doador de amor incondicional, você estará colaborando com o acolhimento desses amigos de patas que vivem no abandono.

9. Simplifique a vida e dê carona

Muito se tem falado em minimalismo e como esse jeitão de viver pode impactar positivamente a vida das pessoas. Nem todo mundo consegue se abster dos “penduricalhos” do dia a dia, mas é sempre possível simplificar e, assim, diminuir a carga de preocupações com contas para pagar por coisas que quase não fazem diferença no seu cotidiano.

Essa filosofia se encaixa perfeitamente nos hábitos de locomoção, principalmente, nas grandes cidades. Então, contribua com a mobilidade urbana adotando a carona corporativa para ir trabalhar.

A tecnologia está auxiliando muito nessa nova conduta por meio de aplicativos que facilitam a carona segura e tornam as viagens mais rápidas, baratas, sustentáveis e, ainda, colaboram com a aproximação entre as pessoas.

Se, nas suas resoluções de final de ano, a ideia é ter mais saúde, tempo para descansar, ficar com os seus e ainda praticar novos hábitos interessantes, ganhe tudo isso incluindo a carona no seu dia a dia. Você verá como isso fará toda a diferença!

Se você gostou das dicas, não perca mais tempo, assine nossa newsletter e receba mais conteúdo como este!

Compartilhar nas redes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Procurar

Guia de Gestão de Fretados Inteligente

Confira nosso material para você tornar a sua gestão de fretados mais eficiente tanto para a empresa quanto para os colaboradores, no contexto de pandemia e retomada segura.

Assine nossa newsletter

Últimos posts

Mês de publicação