Transporte fretado ou Vale transporte: qual o mais barato para a empresa?

18 ago 2021

Como saber o que vale mais a pena? Entre o transporte fretado e o vale-transporte, qual deles apresenta mais vantagens? Será que existe uma opção com melhor custo-benefício?

Escolher a forma ideal de oferecer o benefício para os colaboradores é um desafio na vida dos profissionais de Recursos Humanos.

Por isso, a gente resolveu preparar este artigo para explicar tudo o que você precisa saber sobre as vantagens e desvantagens, tanto do transporte fretado quanto do vale-transporte.

E, ao final, você confere uma dica de ouro!

Como escolher entre o transporte fretado e o vale-transporte?

Uma gestão estratégica do benefício de transporte depende da avaliação de vários fatores e não apenas do custo direto associado a ele.

Portanto, não se trata sobre simplesmente comparar dois valores.

É preciso levar em conta todos os impactos gerados por cada opção de mobilidade. Vamos falar sobre isso a seguir!

Transporte fretado

As empresas geralmente contratam o serviço de um fornecedor especializado. E hoje já é possível contar com uma certa flexibilidade, pagando, por exemplo, pela quantidade de assentos necessários em cada momento.

O transporte fretado é conhecido por trazer mais qualidade de vida para os funcionários. Afinal, traz conforto para o deslocamento diário. Com isso, os colaboradores se sentem mais satisfeitos, além de serem mais produtivos no trabalho.

Portanto, trata-se de um investimento que pode trazer retornos para a empresa. Se quiser fazer o cálculo correto, tudo isso deve ser colocado na ponta do lápis.

Mas o fretado apresenta uma desvantagem: nem sempre consegue atender a todos. Ou seja, mesmo oferecendo o serviço, alguns profissionais acabam tendo que usar o transporte público ou veículo próprio.

Vale-transporte

Já o vale-transporte é uma opção mais comum, adotada por grande parte das organizações. 

Pode ser que, em um primeiro momento, ela pareça ser mais barata. No entanto, é preciso levar em conta o desgaste causado pelos longos trajetos em ônibus lotados.

Isso também acaba custando para a empresa.

Outro fator importante é o recorrente reajuste do valor das passagens de transporte público. Embora não seja possível prever os aumentos, as empresas precisam estar preparadas para cobri-los.

Por que uma solução tecnológica é a opção mais barata para as empresas?

Além de fazer uma comparação entre o transporte fretado e o vale-transporte, é importante que você também leve em conta outras alternativas de mobilidade.

Isso porque hoje já existem soluções inovadoras, baseadas na tecnologia e voltadas para a mobilidade corporativa, como é o caso do Bynd Comunidade.

Se você nunca ouviu falar, fique sabendo que a solução consiste no uso de carros compartilhados, que podem substituir os veículos fretados das empresas.

Por meio de um app, os colaboradores podem compartilhar o trajeto entre casa e trabalho com outros profissionais que têm um destino em comum.

É uma maneira de trazer ainda mais qualidade de vida para os funcionários, que acabam se conectando de forma orgânica por meio da solução.

Para você ter uma ideia, o Bynd Comunidade é capaz de gerar uma economia de 250 mil a 4 milhões de reais para a sua empresa. Isso é muita coisa, não é verdade?

E as vantagens não param por aí!

Além disso, a solução aplica a sustentabilidade na prática, já que ajuda a reduzir a quantidade de veículos fretados e particulares rodando pelas cidades. E ainda oferece outros benefícios:

  • Relatório de viabilidade: análise da mobilidade de sua empresa e das oportunidades de redução de custos com os fretados;
  • Segurança: rede fechada para apenas colaboradores da sua empresa;
  • Rotas inteligentes: conexão de colaboradores por rotas compatíveis;
  • Relatórios: dashboard e reuniões para acompanhamento de resultados;
  • Suporte: atendimento ao usuário e time de comunicação para auxiliar em campanhas de lançamento.

Ficou curioso para saber mais? Então aproveite para conhecer todas as soluções de mobilidade oferecidas pelo Bynd!

Compartilhar nas redes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Procurar

Guia de Gestão de Fretados Inteligente

Confira nosso material para você tornar a sua gestão de fretados mais eficiente tanto para a empresa quanto para os colaboradores, no contexto de pandemia e retomada segura.

Assine nossa newsletter

Últimos posts

Mês de publicação