Carpooling e carsharing: conheça as principais diferenças

09 dez 2020

Novas tendências para o uso dos veículos como meios de transporte mais sustentáveis têm surgido nos últimos anos. Esse é o caso do carpooling e carsharing que têm conquistado adeptos em todo o mundo. Eles são uma ótima alternativa para quem deseja poupar combustível e ainda ter acesso a um meio de transporte mais confortável.

Ficou curioso para conhecer mais sobre carpooling e carsharing? Continue a leitura e saiba mais!

Carpooling

O carpooling é um termo usado para definir o compartilhamento de um automóvel próprio e suas despesas entre vários passageiros que vão para um mesmo destino ou costumam fazer um mesmo trajeto. Você provavelmente já leu sobre pessoas que dividem o carro com outras durante uma viagem, geralmente em trajetos de longo percurso. Todos os custos da jornada, como combustível e pedágios são divididos, tornando assim uma opção mais econômica e confortável para todos.

Carsharing

Por sua vez, o carsharing é um modelo de compartilhamento de carros, no qual um cliente aluga o veículo pela quantidade de horas ou dias utilizados para outra pessoa. Ele mistura o transporte individual e coletivo, tendo como principal objetivo facilitar a vida de quem precisa de um automóvel pontualmente para uso, mas também deseja gerar uma renda extra para quem não usa um veículo próprio com tanta frequência.

Diferenças entre carpooling e carsharing

A principal diferença entre carpooling e carsharing é que enquanto no primeiro o veículo continua sendo utilizado pelo dono e este passa a dividi-lo com outras pessoas, a fim de tornar as despesas menos onerosas, no segundo, o proprietário aluga o carro para terceiros nos momentos em que não o utiliza, garantindo uma renda extra.

Para entender melhor sobre as diferenças é só analisar as vantagens e desvantagens, tanto do carpooling quanto do carsharing. Confira!

Carpooling

Entre as vantagens e desvantagens estão:

  • divisão dos custos: imagine realizar uma longa viagem. O valor do combustível somado ao dos pedágios pode sair caro. No entanto, se ele for dividido entre outros passageiros, não pesará tanto no bolso de ninguém;
  • interação entre pessoas: fazer um longo percurso sozinho pode tornar a viagem mais cansativa. Logo, uma das vantagens do carpooling é justamente tornar a jornada mais dinâmica e até mais divertida;
  • dependência de outras pessoas: já com relação à desvantagem está a dependência de outras pessoas. Nem sempre é possível encontrar parceiros o suficiente para dividir os gastos.

Carsharing

Esse modelo também possui suas vantagens e desvantagens:

  • flexibilidade e conforto: é possível alugar um carro para uso pessoal quando precisar, trazendo maior flexibilidade no atendimento de suas necessidades;
  • mais barato do que um veículo próprio: manter um carro próprio exige dinheiro. Afinal, não é só o combustível, mas também a manutenção, seguro e outros gastos. Logo, o carsharing se apresenta como uma opção mais econômica para quem deseja se locomover de forma particular;
  • cuidado com o planejamento: já em relação à desvantagem, o planejamento e a organização serão mais exigidos, afinal, você precisará verificar quando o carro estará disponível para poder disponibilizá-lo para o aluguel, o que exige tempo.

Ambos, carpooling e carsharing, visam proporcionar uma forma de transporte alternativa e menos poluente para o dia a dia da sociedade, bem como promover o que chamamos de mobilidade urbana, crucial para a sociedade em que vivemos. Enquanto o primeiro pode ser utilizado para quem costuma realizar viagens em um carro próprio e deseja dividir os custos, o segundo é uma alternativa para aqueles que precisam de um veículo em situações pontuais.

E então, gostou do artigo? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do Moobie, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Compartilhar nas redes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Procurar

Guia de Gestão de Fretados Inteligente

Confira nosso material para você tornar a sua gestão de fretados mais eficiente tanto para a empresa quanto para os colaboradores, no contexto de pandemia e retomada segura.

Assine nossa newsletter

Últimos posts

Mês de publicação