Novas tendências para o uso dos veículos como meios de transporte mais sustentáveis têm surgido nos últimos anos. Esse é o caso do carpooling e carsharing que têm conquistado adeptos em todo o mundo. Eles são uma ótima alternativa para quem deseja poupar combustível e ainda ter acesso a um meio de transporte mais confortável.
Ficou curioso para conhecer mais sobre carpooling e carsharing? Continue a leitura e saiba mais!
Carpooling
O carpooling é um termo usado para definir o compartilhamento de um automóvel próprio e suas despesas entre vários passageiros que vão para um mesmo destino ou costumam fazer um mesmo trajeto. Você provavelmente já leu sobre pessoas que dividem o carro com outras durante uma viagem, geralmente em trajetos de longo percurso. Todos os custos da jornada, como combustível e pedágios são divididos, tornando assim uma opção mais econômica e confortável para todos.
Carsharing
Por sua vez, o carsharing é um modelo de compartilhamento de carros, no qual um cliente aluga o veículo pela quantidade de horas ou dias utilizados para outra pessoa. Ele mistura o transporte individual e coletivo, tendo como principal objetivo facilitar a vida de quem precisa de um automóvel pontualmente para uso, mas também deseja gerar uma renda extra para quem não usa um veículo próprio com tanta frequência.
Diferenças entre carpooling e carsharing
A principal diferença entre carpooling e carsharing é que enquanto no primeiro o veículo continua sendo utilizado pelo dono e este passa a dividi-lo com outras pessoas, a fim de tornar as despesas menos onerosas, no segundo, o proprietário aluga o carro para terceiros nos momentos em que não o utiliza, garantindo uma renda extra.
Para entender melhor sobre as diferenças é só analisar as vantagens e desvantagens, tanto do carpooling quanto do carsharing. Confira!
Carpooling
Entre as vantagens e desvantagens estão:
- divisão dos custos: imagine realizar uma longa viagem. O valor do combustível somado ao dos pedágios pode sair caro. No entanto, se ele for dividido entre outros passageiros, não pesará tanto no bolso de ninguém;
- interação entre pessoas: fazer um longo percurso sozinho pode tornar a viagem mais cansativa. Logo, uma das vantagens do carpooling é justamente tornar a jornada mais dinâmica e até mais divertida;
- dependência de outras pessoas: já com relação à desvantagem está a dependência de outras pessoas. Nem sempre é possível encontrar parceiros o suficiente para dividir os gastos.
Carsharing
Esse modelo também possui suas vantagens e desvantagens:
- flexibilidade e conforto: é possível alugar um carro para uso pessoal quando precisar, trazendo maior flexibilidade no atendimento de suas necessidades;
- mais barato do que um veículo próprio: manter um carro próprio exige dinheiro. Afinal, não é só o combustível, mas também a manutenção, seguro e outros gastos. Logo, o carsharing se apresenta como uma opção mais econômica para quem deseja se locomover de forma particular;
- cuidado com o planejamento: já em relação à desvantagem, o planejamento e a organização serão mais exigidos, afinal, você precisará verificar quando o carro estará disponível para poder disponibilizá-lo para o aluguel, o que exige tempo.
Ambos, carpooling e carsharing, visam proporcionar uma forma de transporte alternativa e menos poluente para o dia a dia da sociedade, bem como promover o que chamamos de mobilidade urbana, crucial para a sociedade em que vivemos. Enquanto o primeiro pode ser utilizado para quem costuma realizar viagens em um carro próprio e deseja dividir os custos, o segundo é uma alternativa para aqueles que precisam de um veículo em situações pontuais.
E então, gostou do artigo? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do Moobie, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.