Bem-estar e qualidade de vida: você realmente sabe o que isso significa?

30 dez 2019

Você já deve ter ouvido falar que as empresas buscam levar aos seus funcionários dois conceitos amplamente difundidos: bem-estar e qualidade de vida. Nos últimos anos, o que se tem observado é que esses fatores são essenciais para alcançar uma melhor performance dos colaboradores.

A ideia de trabalhar com a qualidade de vida e o bem-estar se deve à ávida busca pelo maior engajamento dos profissionais, a ponto de buscar sempre a otimização dos resultados esperados pela companhia.

Que saber mais sobre os significados desses conceitos tão importantes na vida do trabalhador moderno? Então, acompanhe este post que preparamos para você conhecer um pouco mais sobre o assunto!

Por que as empresas buscam o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores?

Os profissionais estão cada vez mais motivados para criar carreiras em novos formatos ou inverter os rumos das suas vidas visando o bem-estar. A rotina corrida, horas de trânsito e as reuniões intermináveis estão cada vez mais distantes do perfil de trabalho ideal.

Nessa mesma linha, as empresas estão buscando criar espaços de trabalho compartilhados, com jornadas mais curtas ou home office, permitindo que os funcionários tornem os seus espaços de colaboração em ambientes mais próximo de suas residências.

O que é bem-estar?

É a sensação de satisfação de conforto e tranquilidade que deixa o corpo e a mente saudáveis. Quando o conceito está relacionado ao ambiente de trabalho, trata-se de evitar o estresse, ansiedade e as doenças psicológicas que têm sido um problema na modernidade.

Como ele é importante?

As empresas precisam investigar quais são os fatores que podem gerar o estresse e a falta de motivação dos funcionários para buscar medidas mais assertivas a fim de combater esses problemas.

Quanto mais felizes os colaboradores estão, tanto com o seu ambiente de trabalho, quanto com as suas tarefas, melhores serão as condições físicas e emocionais que eles se encontrarão para desenvolver os seus trabalhos.

Por isso, é fundamental que as empresas atuem diretamente com o intuito de promover o bem-estar dos colaboradores, sem deixar que se criem problemas para resolver depois. Um dos pontos cruciais é criar uma política de respeito e participação em que todos os trabalhadores se enquadrem. A valorização do profissional também é importante para otimizar os resultados.

Como ele pode ser aplicado na empresa?

Alguns fatores são os maiores causadores de estresse e falta de bem-estar no ambiente de trabalho, listamos algumas formas de evitar esse problema dentro das empresas, como:

  • reduzir o volume de tarefas;
  • ajustar a jornada de trabalho;
  • políticas de promoção de cargos;
  • equipe colaborativa;
  • incentivo ao lazer e a cultura.

É importante que as empresas criem um ambiente de maior harmonia, para que os profissionais se sintam parte da organização e estejam cada vez mais motivados e engajados com a otimização dos resultados.

O que é qualidade de vida?

A qualidade de vida no ambiente de trabalho se refere à satisfação que o profissional tem no seu ambiente de trabalho, tanto na questão física quanto psicológica. Atitudes motivadoras são essenciais para promover esse nível de satisfação, já que os colaboradores acabam passando mais tempo dentro dos seus locais de trabalho que em suas próprias casas. Portanto, a vida dentro do ambiente profissional influencia diretamente todas os outros setores de suas relações interpessoais.

Qual a sua importância?

A empresa tem o papel fundamental de gerir a sua equipe de forma motivadora e diagnosticar possíveis situações que criem impacto negativo nos seus funcionários. Por isso, é importante adaptar as atividades de acordo com as necessidades corporativas, mas sem acumular e sobrecarregar o colaborador. Um negócio que se preocupa com a qualidade de trabalho faz toda a diferença na otimização dos resultados.

Como promover qualidade de vida ao funcionário?

É possível apontar 4 pontos fundamentais para garantir uma qualidade de vida mais adequada aos profissionais em seus locais de trabalho. Confira, a seguir, alguns deles!

Capacitação de lideranças

Treine e capacite os gerentes para serem mais que líderes, mas verdadeiros parceiros dos seus colaboradores. É preciso o conhecimento técnico, porém, saber lidar com as pessoas e fazer um time crescer em conjunto também é primordial.

Sempre dar feedback

As pessoas estão em constante renovação e processo de aprendizado. O feedback é uma forma de crescimento, mostra o caminho correto para o profissional. Portanto, essa orientação gera ganhos positivos na autoestima e melhora das atividades desempenhadas.

Reconhecimento profissional

O profissional fica motivado quando o seu trabalho é reconhecido, por esse motivo, ter o hábito de valorizar, elogiar e parabenizar as ações dos colaboradores é importante para motivação da equipe.

Condições e jornada de trabalho

O espaço onde os funcionários estão alojados precisa ter as condições adequadas com relação aos mobiliários, conforto térmico, iluminação, entre outros pontos. Além dos fatores físicos que são causadores da motivação, a jornada de trabalho também deve ser mais leve, prevendo pausas, horário de almoço e rotinas menos estressantes.

Como a carona está relacionada aos conceitos?

A mobilidade urbana é um assunto que está em alta dentro das empresas. Por essa razão, o setor de recursos humanos trabalha acerca da melhoria da qualidade de vida dos funcionários e com o objetivo de trazer mais sustentabilidade à corporação.

Os sistemas de carona solidária tem sido uma excelente opção para promover a qualidade de vida, reduzir os custos com transporte e melhorar as condições ambientais. O próprio RH gerencia o formato e faz a integração entre os colaboradores.

Estudos apontam que a mobilidade urbana influencia diretamente na qualidade de vida das pessoas, por isso, é um fator que deve ser pensado em uma organização. Por exemplo, aquele funcionário que passa duas horas no ônibus lotado para chegar ao trabalho todas as manhãs já chega desmotivado e cansado.

Por essa razão, os negócios estão trabalhando cada vez mais para implantar sistemas que beneficiem o bem-estar e a qualidade de vida dos funcionários no ambiente de trabalho. Afinal, é importante cuidar de pequenos detalhes na rotina dos profissionais para manter a equipe sempre motivada e otimizando os resultados.

Agora que você já sabe o significa bem-estar e qualidade de vida, não deixe de buscar por alternativas que façam com que os colaboradores de sua empresa se sintam mais valorizados e felizes com o ambiente de trabalho.

Gostou deste post? Então, que tal acessar o nosso site e conhecer algumas soluções para otimizar a mobilidade corporativa.

Compartilhar nas redes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Procurar

Guia de Gestão de Fretados Inteligente

Confira nosso material para você tornar a sua gestão de fretados mais eficiente tanto para a empresa quanto para os colaboradores, no contexto de pandemia e retomada segura.

Assine nossa newsletter

Últimos posts

Mês de publicação