Como otimizar lucros e reduzir custos com uma gestão de fretados efetiva?

07 out 2021

A gestão de fretados é assunto sério no mundo corporativo. Isso porque o benefício de transporte oferecido pelas empresas, seja qual for, impacta diretamente nas finanças do negócio e na qualidade de vida dos funcionários.

A viagem entre casa e trabalho está longe de ser um simples detalhe na rotina de muita gente. Sobretudo nas grandes capitais, muito tempo é gasto no deslocamento diário.

Em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, a média de tempo que os trabalhadores gastam por semana para chegar ao trabalho ultrapassa as 7 horas.

Portanto, não dá para fechar os olhos para a responsabilidade das empresas em promover alternativas de mobilidade urbana. Ou seja, opções de transporte mais eficientes, sustentáveis e que garantam uma maior sensação de bem-estar para os colaboradores.

E a boa notícia é que, quando a gestão é feita do jeito certo, as empresas podem reduzir custos e ter resultados cada vez melhores.

Quer saber como? Então continue lendo!

O que é uma gestão de fretados efetiva?

Não é de hoje que os fretados são usados pelas empresas. Entretanto, muita coisa mudou de uns tempos para cá, principalmente por conta dos avanços da tecnologia.

São esses avanços que têm contribuído para uma gestão de fretados efetiva. Por meio da eliminação de tarefas manuais, por exemplo, os profissionais de RH conseguem otimizar seu trabalho.

Ninguém mais precisa perder tempo mapeando endereços, fazendo a roteirização das linhas de fretado ou monitorando o trajeto dos veículos. Hoje a tecnologia automatiza essas tarefas e, consequentemente, ajuda a economizar tempo, aumentar a eficiência do fretado e coletar dados precisos sobre o uso dos veículos.

Com isso, o RH pode ter um panorama mais preciso sobre os gastos com o benefício de transporte. E, se for o caso, até pensar em soluções alternativas de mobilidade que façam mais sentido para a realidade da empresa e necessidades dos colaboradores.

Como a gestão de fretados pode reduzir custos?

Se não for feita de forma adequada, a gestão de fretados não consegue aproveitar os investimentos feitos. Portanto, se a ideia é reduzir custos, esse trabalho precisa ser feito de forma inteligente.

Ao parar para pensar sobre o que falamos no tópico anterior, em relação à automação, fica fácil entender por que os gastos diminuem. Quando a equipe não perde tempo com atividades operacionais, ela pode se dedicar a assuntos mais estratégicos.

Além disso, a gestão correta consegue eliminar gastos que, juntos, podem gerar prejuízos significativos, como: assentos vazios no fretado, rotas em vias engarrafadas, pontos de embarque e desembarque de difícil acesso, entre outros.

É possível otimizar lucros com uma gestão de fretados assertiva?

Mais do que economizar, a gestão de fretados é capaz de ajudar a empresa a aumentar seus lucros. Mas como isso funciona?

Para entender os impactos que esse trabalho tem, precisamos voltar nosso olhar para os reflexos que ele gera.

Quando o transporte corporativo é levado a sério, os colaboradores são diretamente beneficiados. Isso porque eles passam a ter suas necessidades melhores atendidas. E, ao se sentirem mais satisfeitos, os profissionais se tornam mais produtivos no trabalho. Consequentemente, os resultados do negócio passam a ser melhores.

É por isso que a gestão de fretados deve ser encarada como um investimento importante. Afinal, tem o poder de trazer retornos significativos para as empresas.

Mas vale lembrar que uma gestão feita de forma inteligente depende do uso de recursos tecnológicos e soluções inovadoras, voltadas para o cenário que vivemos hoje.

Quer promover melhorias na sua empresa? Então veja como escolher uma boa solução de transporte corporativo!

Compartilhar nas redes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Procurar

Guia de Gestão de Fretados Inteligente

Confira nosso material para você tornar a sua gestão de fretados mais eficiente tanto para a empresa quanto para os colaboradores, no contexto de pandemia e retomada segura.

Assine nossa newsletter

Últimos posts

Mês de publicação