Roteirização de Pessoas: veja como reduzir custos no transporte!

08 set 2021

Já ouviu falar de roteirização de pessoas? Fique sabendo que essa medida é capaz de produzir impactos significativos na empresa e no dia a dia dos colaboradores.

É graças às tecnologias disponíveis que hoje é possível fazer uma análise precisa antes de escolher a melhor alternativa de transporte ou traçar as rotas dos fretados.

Portanto, é mais uma forma de organizar os deslocamentos de funcionários.

Mas, para aproveitar seus benefícios, primeiro precisamos entender como ela funciona. Vamos lá?

O que significa roteirização de pessoas?

Quando o assunto é roteirização de pessoas, estamos falando do processo de definir os melhores trajetos para o transporte de funcionários. Ou seja, qual é o transporte ideal para levar os colaboradores de suas casas até a empresa.

Isso porque as pessoas moram em lugares diferentes da cidade. Com isso, o que funciona para um pode não funcionar para outro.

Ainda, no caso dos fretados, por exemplo, o veículo precisa parar em diversos pontos para que todos possam embarcar e chegar no ambiente de trabalho no horário.

Mas, sem um estudo de roteirização, fica complicado ter uma visão ampla dos deslocamentos. E quem fica responsável por isso é o departamento de RH.

Embora seja bom que os profissionais da área tenham conhecimentos de logística, eles não são obrigados a serem especialistas no assunto.

A boa notícia é que hoje existem ferramentas adequadas para isso. Por meio dos softwares adequados, a empresa consegue criar a melhor estratégia de roteirização de pessoas.

Quais são os benefícios da roteirização no transporte de colaboradores?

Talvez você já tenha uma pista, mas vamos explicar em detalhes as vantagens que a roteirização de pessoas oferece para as empresas e seus funcionários.

Fazer um diagnóstico do uso do benefício de transporte

A maioria das empresas oferece algum tipo de benefício de transporte para os colaboradores. O problema é que elas não costumam saber como as pessoas estão usando o benefício.

Nesse sentido, a roteirização serve para fazer uma análise completa dos deslocamentos. Com isso, a empresa passa a ter em mãos dados precisos para escolher as melhores opções de transporte.

Otimização do trabalho do RH

Ao contar com o apoio da tecnologia, a roteirização no transporte também colabora com a área de RH.

Isso porque ela elimina a necessidade de fazer análises manuais, que demandam muito tempo e energia. Dessa forma, os profissionais responsáveis podem ser mais produtivos e se dedicar a tarefas mais estratégicas.

Além disso, é uma maneira de modernizar o trabalho do RH, o que pede uma mudança de mentalidade dentro da empresa. Afinal, o uso da tecnologia deve ser visto como investimento e não como um simples gasto.

Redução de custos

Um dos grandes desafios no mundo corporativo é a redução de custos. Fique sabendo que a roteirização também ajuda as empresas a diminuir os gastos com esse benefício.

No caso do transporte fretado, por exemplo, é possível que muitos não estejam usando essa alternativa e a empresa não saiba. Ou seja, acaba sendo um prejuízo.

O mesmo vale para os gastos com vale-transporte e auxílio combustível para os funcionários que usam veículo próprio.

Uso de alternativas melhores

Tendo um panorama do uso de transporte, o RH pode buscar alternativas de mobilidade mais adequadas à realidade da empresa.

Vale a pena ficar de olho nas novidades. Esse é o caso, por exemplo, dos aplicativos de carona e soluções de substituição de fretado por carros compartilhados.

Portanto, não seja passado para trás quando se trata de mobilidade corporativa. Invista na roteirização de pessoas, tecnologia e soluções de ponta para trazer mais qualidade de vida para os funcionários.

O que acha de entender mais sobre tecnologia no trânsito? Veja quais são as principais e a importância delas em termos de mobilidade!

Compartilhar nas redes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Procurar

Guia de Gestão de Fretados Inteligente

Confira nosso material para você tornar a sua gestão de fretados mais eficiente tanto para a empresa quanto para os colaboradores, no contexto de pandemia e retomada segura.

Assine nossa newsletter

Últimos posts

Mês de publicação