Como reduzir custos com fretado de forma imediata?

07 jul 2021

Descobrir como reduzir custos com fretados é uma preocupação das empresas hoje. Afinal, os ônibus fretados se tornaram uma ótima alternativa de transporte para os funcionários.

De acordo com dados da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), só na cidade de São Paulo 490 mil viagens de fretado são feitas por dia.

Mas, para tirar o máximo de proveito desse benefício, as empresas precisam aprimorar o serviço para reduzir custos com fretado de forma rápida.

Isso significa deixar de lado modelos ultrapassados e buscar formas mais eficientes de fazer a gestão desse tipo de transporte.

É sobre esse assunto que vamos falar a seguir. Confira!

5 dicas de como reduzir custos com fretado na sua empresa

1. Contratação do fretado sob demanda

Hoje é possível contratar o serviço de fretado de acordo com a quantidade de assentos necessários para os colaboradores da empresa.

Dessa forma, não é preciso gastar com lugares que não serão ocupados – o que seria um desperdício de recursos, concorda?

As prestadoras desse serviço oferecem essa opção para as empresas. Além dos ônibus, contam com outros veículos em suas frotas para atender diversos perfis de organização.

Ou seja, não pense que transporte fretado é vantajoso apenas para as grandes empresas. Mesmo as menores podem contratar o serviço e desfrutar dos benefícios.

2. Uso de sistemas inteligentes para otimização de itinerários

Para reduzir custos com fretado, você precisa adotar um sistema de gestão inteligente. Nada melhor do que contar com o apoio da tecnologia!

As empresas que oferecem o serviço de fretado já estão ligadas nesse assunto. Por isso, investem em recursos que ajudam a otimizar os itinerários dos ônibus.

Mas como isso funciona?

Além de traçar as melhores rotas, esses sistemas são capazes de fazer ajustes em caso de mudanças de endereço ou contratação de novos funcionários.

Eles também costumam fornecer informações sobre o tráfego na cidade, acidentes e outras ocorrências pelo caminho. A partir disso, buscam rotas mais rápidas para garantir que todos cheguem ao local de trabalho na hora certa.

3. Estudo da dinâmica de deslocamento de cada colaborador

Outro ponto importante é analisar com atenção as necessidades de cada funcionário em relação ao deslocamento entre casa e trabalho.

Isso ajuda você a ter certeza de que o fretado é a melhor opção para cada caso, quais pontos de embarque e desembarque são mais adequados, entre outros detalhes.

Ou seja, a ideia é verificar o que funciona melhor para os colaboradores. Afinal, o benefício deve ser vantajoso tanto para eles quanto para a empresa.

4. Flexibilidade na gestão de fretados

Sem uma gestão flexível fica difícil reduzir custos com fretado rapidamente. Por isso, a contratação do serviço não pode ser fixa. Ela deve considerar as eventuais mudanças.

E você deve saber o quanto o mundo corporativo é rodeado de incertezas. Sendo assim, não dá para contar com a estabilidade no quadro de funcionários.

Aqui, a tecnologia surge de novo como uma grande aliada. Isso porque ela permite que esses ajustes sejam feitos em apenas alguns cliques.

5. Acompanhamento dos retornos trazidos pelo fretado

A gente não pode deixar de dizer também que reduzir custos com fretado não depende apenas da economia direta com o serviço.

É preciso levar em conta os retornos que essa alternativa de transporte traz para a empresa. Ao contribuir com a pontualidade, produtividade, conforto e bem-estar dos funcionários, o fretado impacta as finanças do negócio.

Portanto, fique de olho nesses retornos e, se possível, use métricas para compartilhar os ganhos com o resto da empresa.

Viu como reduzir custos com fretado não é nada de outro mundo? Com as práticas certas, você consegue melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e trazer economia para a organização.

Quer entender melhor sobre os benefícios desse tipo de transporte? Então veja como o fretamento de ônibus empresarial impacta a qualidade de vida dos profissionais!

Compartilhar nas redes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Procurar

Guia de Gestão de Fretados Inteligente

Confira nosso material para você tornar a sua gestão de fretados mais eficiente tanto para a empresa quanto para os colaboradores, no contexto de pandemia e retomada segura.

Assine nossa newsletter

Últimos posts

Mês de publicação