Tecnologia no trânsito: qual é sua importância e quais são as principais?

,

02 set 2020

As tecnologias facilitaram o cotidiano de muitas pessoas, impactando praticamente todas as áreas da vida na cidade e no campo. Acreditamos que as inovações têm o poder de modificar pensamentos e incentivar indivíduos a realizarem mudanças em suas condutas.

Este é o momento de refletir sobre tecnologia no trânsito: qual é sua importância e quais são as principais? Vamos aprender um pouco sobre o tema, como podemos melhorar nossa qualidade de vida, adotando práticas saudáveis relativas à mobilidade, e como preservar a camada de ozônio, que é agredida cada vez que o motor de um automóvel funciona.

Especialistas afirmam que, muito em breve, o trânsito será diferente no mundo inteiro. A integração no transporte urbano e nas vias terrestres extinguirá o atual modelo de condução de veículos, pois ele agride a atmosfera que é um bem comum, indisponível e com valor incalculável, sendo sua destruição irreversível.

Quer saber tudo sobre a aplicação de tecnologia no trânsito? Continue lendo esse post e fique bem informado!

Qual é a importância da tecnologia no trânsito?

Todos nós sabemos o quanto é estressante dirigir nas grandes cidades. Mas a boa notícia é que já existem opções para reduzir os incômodos e poluir menos o oxigênio, que é fundamental para a sobrevivência humana. A tecnologia pode ajudar a fazer a diferença na preservação da natureza e, também, na promoção da saúde e do bem estar pessoal.

A sustentabilidade é uma ideia que está sendo aceita por várias empresas no cenário mundial. E ela é tão importante que pode definir o sucesso dos negócios, uma vez que a sociedade pretende preservar o planeta para as gerações vindouras. Saiba que todos podem participar ativamente desse processo, compartilhando princípios e ideais.

Não veremos mais engarrafamentos, se forem criados planos de mobilidade inteligentes, que utilizem outros componentes além dos carros convencionais. Modelos de deslocamento modernos transformarão os grandes centros, tornando-os mais calmos, silenciosos, econômicos e menos poluídos, com o uso de tecnologias que hoje estão em construção.

Já viu como os estacionamentos ficam lotados? Podemos pensar em soluções para reduzir o número de automóveis em circulação de modo que tenham vagas suficientes para os motoristas. Somos um time que pretende trabalhar com os nossos colaboradores em prol da humanidade, priorizando o bem comum e incentivando o deslocamento em grupo!

Quais são as tecnologias que já estão presentes no trânsito brasileiro?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) tem um grupo de estudos denominado CEE-127, que trata exclusivamente dos Sistemas Inteligentes de Transporte (ITS). Ele é responsável por promover ações de gestão no trânsito, utilizando tecnologias que melhoram a mobilidade e pretendem consolidar alguns parâmetros.

Equipamentos estão sendo substituídos por novos sistemas, e, por causa disso, muitos motoristas pensam que a tecnologia serve apenas para aumentar o número de multas. Mas é claro que essa é somente uma consequência imposta aos infratores, com o objetivo de reduzir o número de mortes que ocorrem diariamente em nossas rodovias.

Veja, a seguir, as principais ideias e tecnologias que estão disponíveis para uso no trânsito:

  • movimento internacional Maio Amarelo;
  • semáforos com programação de tempo de funcionamento;
  • câmeras inteligentes para avaliação de imagens;
  • equipamentos com sistema Optical Character Recognition (OCR);
  • automóveis com direção autônoma;
  • carros elétricos;
  • aplicativos usados em dispositivos Android ou iOS.

Esses aplicativos já fazem parte da sociedade que está conectada com a internet durante 24 horas por dia! Eles apontam as rotas, avisam sobre a existência de congestionamento ou a ocorrência de acidentes, informam a localização de postos de combustíveis e melhoram a experiência no trânsito por intermédio de ferramentas de segurança.

O motorista pode evitar ligações e trocas de mensagens enquanto dirige para não se distrair, mantendo-se focado. Já existem dispositivos detectores de movimento que identificam quando devem substituir o modo do celular, colocando as músicas preferidas do condutor. O sensor automático ativa a função sempre que o automóvel se desloca e avisa os contatos sobre a impossibilidade de receber chamadas indicando que a pessoa está dirigindo.

Como você pode observar, nos últimos vinte anos, ocorreu uma evolução sem precedentes nas questões que envolvem direção de veículos motorizados e estradas. Por esse motivo, empreendedores estão criando opções para o melhor aproveitamento dos veículos, que não precisam ficar horas dentro de estacionamentos, gerando gastos que podem ser erradicados. Quer mais dicas? Prossiga!

Existem outras soluções para melhorar o tráfego?

Em breve, é bem provável que o transporte coletivo passe a dominar as ruas, por meio de ônibus, metrôs, carros e veículos particulares que não emitem gases poluentes. Isso será muito útil também para reduzir a violência proveniente de erros na condução e os acidentes de automóveis. Tudo vai colaborar para a harmonia entre condutores, pedestres e autoridades fiscalizadoras.

Teremos centros de controle Internet of Things (IOT) de automóveis inteligentes, com direção automatizada, interligação com objetos distribuídos nos entornos, que serão detectados por meio de sensores. Ainda faltam estudos aprofundados e o aprimoramento de componentes para que o cenário descrito torne-se realidade.

Todavia, enquanto aguardamos essas maravilhas dos avanços tecnológicos, podemos ir adotando condutas para preservar o ambiente e a nossa saúde. O Bynd é uma alternativa incrível, uma plataforma de caronas que está conectando colaboradores inseridos em uma rede confiável de empresas, faculdades e outras instituições usuárias.

Ele faz uso de um algoritmo inteligente e conecta oportunidades de carona entre usuários parceiros, considerando os horários, a localização, as rotas comuns e as preferências de cada pessoa. Ademais, prioriza a segurança de todos por meio de validação por e-mails corporativos, controlando quem faz o cadastro, que deve pertencer a uma rede empresarial fechada.

Mas será que é possível eliminar os problemas que ocorrem nas metrópoles, envolvendo motoristas, passageiros e outros cidadãos? Se não forem extintos, serão reduzidos de maneira vertiginosa, aumentando a segurança e a tranquilidade das pessoas. Porém, a fiscalização não poderá ser abolida, ela será preventiva, já que muitos tomam atitudes impensadas.

Essas são as novidades recentes proporcionadas pela tecnologia no trânsito! Esperamos que as informações sejam úteis e aumentem sua curiosidade sobre o tema. E caso tenha interesse em saber um pouco mais sobre o Bynd, entre em contato conosco!

Compartilhar nas redes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Procurar

Guia de Gestão de Fretados Inteligente

Confira nosso material para você tornar a sua gestão de fretados mais eficiente tanto para a empresa quanto para os colaboradores, no contexto de pandemia e retomada segura.

Assine nossa newsletter

Últimos posts

Mês de publicação