Tecnologia e inovação: veja algumas tendências e vantagens de estar online

05 ago 2020

A pandemia acelerou radicalmente a transformação digital, causando um significativo impacto na vida das pessoas, tanto do ponto de vista social quanto pessoal e profissional. Estamos em um mundo bastante ajustado à tecnologia e inovação, e isso já acontece de uma forma tão automática que se tornou natural pensar em algo novo associado a algum aplicativo ou sistema digital, por exemplo.

Diante dessa realidade, o cenário aponta para mudanças atuais e futuras cada vez mais rápidas e com suporte totalmente tecnológico. As vantagens de aderir às tendências em inovação digital são inúmeras, principalmente quando você pode contar com ferramentas on-line. Acompanhe o post e fique por dentro de alguns exemplos!

Assistentes virtuais — chatbots

Grande parte das empresas que atendem pela internet já disponibilizam assistentes virtuais para dar um suporte mais ágil — os chatbots. São softwares projetados para possibilitar uma comunicação automatizada, ou seja, funciona como um canal na web para trocar mensagens instantâneas entre os consumidores e as empresas.

Muitas empresas usam essa ferramenta para fazer recrutamento, treinamento e onboarding (procedimento usado para aproximar um novo colaborador da cultura organizacional da companhia). As funções dos chatbots permitem aprimorar o atendimento ao usuário, a fidelização de clientes, a gestão de lojas físicas, assim como as estratégias de marketing e outros aspectos dos negócios.

Impressoras 3D

As impressoras 3D oferecem uma infinidade de aplicações extremamente úteis e, por isso, são vistas como uma das inovações mais promissoras. A possibilidade de conectar um computador a um software ideal para imprimir qualquer tipo de objeto revolucionou a vida de muita gente.

Com uma impressora 3D, você pode fabricar instrumentos musicais, móveis, próteses ortopédicas e até um carro! Parece improvável, mas a americana Local Motors já imprimiu um veículo de fibra de carbono em um processo que demorou 44 horas.

Mas as maravilhas dessa impressora não param por aí! Pesquisas já apontam para um futuro próximo com uma enorme vantagem para quem precisar de transplantes de órgãos. Algumas fontes indicam que será possível criar próteses adaptadas individualmente e “imprimir” órgãos para proveito humano. Incrível, não é?

Controle de jornada por geolocalização

Controlar o ponto dos colaboradores já é uma realidade, mas requer atenção especial de quem administra. Afinal, gerir o horário da equipe que trabalha fora dos domínios físicos da empresa exige alguns ajustes relativos ao acesso limitado à informação e ao custo de operação.

É preciso, ainda, atentar ao gerenciamento das jornadas de trabalho flexíveis, regidas de acordo com a Reforma Trabalhista. Isso fica muito mais fácil via apps com um dispositivo de geolocalização para verificar onde o funcionário está e, até mesmo, monitorar sua rota, caso seja preciso se deslocar, como acontece com motoristas e entregadores.

Internet das coisas

Essa tendência está chamando muito a atenção das empresas do segmento de tecnologia e inovação. Sua aplicação é muito vantajosa para melhorar a produtividade, além de otimizar vários setores da sociedade, como o empresarial.

O recurso revolucionário conecta TVs, geladeiras, caixas de som e outros utensílios à internet usando recursos de Machine Learning e Inteligência Artificial. Nas corporações, essa inovação pode servir para aperfeiçoar o marketing de produto e as pesquisas de mercado, fazendo a coleta de dados em tempo real.

É possível, ainda, monitorar o histórico de preferências dos clientes e, depois, oferecer produtos que se encaixem nas necessidades do consumidor, no momento adequado.

Caronas compartilhadas

Apps de carona corporativa também prometem aliviar sensivelmente os problemas de mobilidade no trânsito e promover um deslocamento seguro, evitando o contato do colaborador com aglomerações. Com eles, você pode conectar os colaboradores da empresa para facilitar seu deslocamento até o local de trabalho.

A ideia é estimular o compartilhamento de um único veículo — pertencente a um dos funcionários — entre pessoas que moram próximo ou no caminho de alguém que trabalha na mesma empresa. É uma maneira sustentável de fortalecer o networking e melhorar o entrosamento entre colaboradores.

É importante ficar por dentro das tendências em tecnologia e inovação acima expostas. Elas já fazem parte da nossa realidade e têm um enorme potencial para melhorar as práticas dentro das empresas.

E você, já está usando os recursos tecnológicos mais transformadores para facilitar o seu dia a dia? Aproveite e compartilhe o post com seus contatos para disseminar essas ideias incríveis!

Compartilhar nas redes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Procurar

Guia de Gestão de Fretados Inteligente

Confira nosso material para você tornar a sua gestão de fretados mais eficiente tanto para a empresa quanto para os colaboradores, no contexto de pandemia e retomada segura.

Assine nossa newsletter

Últimos posts

Mês de publicação