Conheça os 5 Rs da sustentabilidade!

22 abr 2020

Com o passar dos anos, os recursos naturais que sempre utilizamos e dispomos estão se tornando escassos. Como sabemos, esses elementos não são infinitos e podem acabar ainda na nossa geração.

Hoje em dia, já existem muitos programas de sustentabilidade que têm como objetivo fazer com que as pessoas se conscientizem. Um deles é a teoria dos 5 Rs da sustentabilidade. Ela é composta de cinco ações que reduzem o impacto de más atitudes dos seres humanos sobre o planeta Terra: repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar.

Trazendo a teoria para a prática cotidiana, você poderá perceber que o sucesso da sustentabilidade é feito de pequenos atos dos cidadãos.

Caso você seja uma dessas pessoas preocupadas com o meio ambiente, continue lendo nosso artigo!

O que é sustentabilidade?

Sustentabilidade nada mais é do que um termo utilizado para definir atitudes e atividades dos seres humanos. Trata-se de procurar suprir as necessidades das pessoas, sem deixar de pensar no futuro dos seus descendentes. Ou seja, engloba a expectativa de crescimento econômico e o fornecimento das necessidades básicas das pessoas, sem provocar a destruição do meio ambiente.

Ficou curioso em saber um pouco mais sobre os 5 Rs da sustentabilidade? Continue lendo este artigo e saiba o significado de cada um deles!

Reduzir

Devemos fazer uma análise de tudo que adquirimos, pois precisamos ser menos consumistas. Uma dica importante é dar preferência a itens que durem mais. Outra maneira é guardar as embalagens e, posteriormente, comprar refis, usar uma sacola ecológica, adquirir alimentos a granel, ser criativo na hora de fazer presentes, usando a imaginação para fazer itens artesanais, e não se esquecendo de usar as lâmpadas econômicas.

Repensar

Repensar cada um de nossos hábitos é extremamente importante, pois é indispensável analisar o que consumimos e como descartamos. Esse é um ponto crucial nos 5 Rs. Para que você possa avaliar isso, que tal responder algumas perguntas? A maneira como você descarta o lixo está correta? Você está comprando somente o que necessita? Faça uma análise minuciosa e, então, descobrirá se existe alguma coisa que poderia fazer para proteger nosso planeta.

Recusar

Recusar-se a adquirir produtos e alimentos que prejudicam a saúde e o meio ambiente também é primordial para ajudar o globo terrestre. Itens como sacos plásticos, lâmpadas incandescentes e alimentos repletos de agrotóxicos devem ser evitados. Além de ajudar a cuidar do mundo em que vivemos, você ainda estará se preocupando com sua saúde e de sua família.

Reciclar

Reciclar é a maneira mais simples de diminuir o uso de recursos naturais, como: água, energia e matéria-prima. Sem contar que milhares de pessoas trabalham com esses itens e adquirem sua renda familiar reciclando embalagens, papéis e outros componentes.

Reutilizar

Reutilizar é diferente de reciclar. A reutilização consiste em usar o mesmo item já utilizado, sem que seja necessário fazer alguma alteração drástica nele. Já reciclar significa reinserir certo item nas cadeias produtivas para que seja processado e transformado em um novo produto.

Ao reutilizar, a vida útil do bem é prolongada, e, assim, esses itens não serão jogados em lixões, que emitem radiações e acumulam toneladas de material que não será absorvido e desintegrado pela natureza.

Veja, a seguir, alguns itens que podem ser reutilizados:

  • equipamentos eletrônicos;
  • baterias de dispositivos móveis;
  • pilhas;
  • lâmpadas fluorescentes;
  • vidros de conserva;
  • potes de margarina;
  • papéis de presente;
  • panos de prato velhos.

Como praticar hábitos dos 5 Rs da sustentabilidade?

Atos diários podem ajudar a prevenir e recuperar os danos em nosso planeta. Continue lendo nosso artigo e veja outras atitudes que podem promover a sustentabilidade!

Economizar água

Campanhas para a economia de água estão sendo feitas em muitos lugares, pois a água doce é um recurso hídrico cada vez mais escasso. Economizar água já não é mais uma iniciativa, e, sim, um ato de civilidade e uma necessidade. Seguem algumas dicas:

  • feche o chuveiro ao se ensaboar;
  • tome banhos mais curtos;
  • cuide dos vazamentos;
  • mantenha a torneira fechada;
  • use a descarga com consciência;
  • utilize a vassoura para limpar a casa.

Economizar água, além de fazer bem para o meio ambiente, também é uma economia para seu bolso. Faça uso consciente!

Separar o lixo corretamente

Separar o lixo corretamente é essencial para evitar danos às pessoas e ao meio ambiente. Existem resíduos que são divididos em orgânicos, recicláveis não perigosos, não recicláveis não perigosos e não recicláveis perigosos. Veja algumas das maneiras para separar o lixo:

  • separe os restos de alimentos;
  • selecione as embalagens plásticas e lave-as antes de descartar;
  • vidro deve ser separado cuidadosamente;
  • descarte de pilhas deve ser realizado em local correto.

Dar carona

Um dos maiores problemas das cidades grandes são os engarrafamentos diários, devido ao fato de muitas pessoas saírem cedo para ir ao trabalho. Dar carona é uma das melhores alternativas, principalmente pelo fato de evitar o acúmulo de gases emitidos pelos veículos. Sem contar que, dessa maneira, além de cuidar da natureza, as pessoas ainda terão uma economia razoável.

Economizar energia elétrica

Com a correria desenfreada de nosso dia a dia, a energia elétrica tornou-se essencial. Lavar roupas é muito mais simples do que era há muitos anos atrás, e o chuveiro quente, além de ser confortável, faz bem à saúde. Mas saiba que cuidar com os gastos desse bem tão precioso é importante. Verifique nossas dicas:

  • coloque uma quantidade razoável de roupas de uma só vez na máquina;
  • desligue a água do chuveiro quando estiver lavando os cabelos;
  • tire aparelhos da tomada, se não estiverem em uso;
  • conserte a fiação que estiver com defeito.

Viu como todos nós podemos participar ativamente da preservação ambiental? Devemos proteger a natureza que nos traz inúmeros benefícios, aplicando os 5 Rs da sustentabilidade no nosso cotidiano. Assim, garantiremos que as próximas gerações usufruam dos mesmos recursos naturais que foram tão marcantes em nossas vidas e conheçam a fauna e a flora maravilhosa que habitam o nosso planeta!

Qual tal pegar uma carona nessa ideia e compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais? Atue em prol da sustentabilidade e ajude a salvar nosso planeta!

Compartilhar nas redes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Procurar

Guia de mobilidade corporativa.

Saiba como aumentar a eficiência e reduzir custos de transporte na sua empresa.

Assine nossa newsletter

Últimos posts

Mês de publicação

Leve o Bynd para a sua empresa ou universidade

Não vá ainda!
Agende uma demonstração com nossos consultores