Entenda como ajudar sua comunidade e ser solidário em tempos de Coronavírus

01 abr 2020

Com a chegada da pandemia do novo Coronavírus, toda a população está alerta. Medidas de proteção para evitar aglomerações e determinações para que todos se mantenham em casa foram estipuladas pelo governo. Tudo isso para evitar a disseminação desse vírus, que apresenta uma taxa de alta mortalidade, principalmente para as pessoas mais idosas e com doenças preexistentes.

Infelizmente, os dados confirmados de casos na China registram que quase 15% dos pacientes com mais de 80 anos morreram. Com os pacientes com faixa de idade de menos de 50 anos, esse percentual cai para 1%. Devido aos números crescentes de contágio, geriatras e infectologistas aconselham seus pacientes a seguirem as recomendações emitidas pelo Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e Organização Mundial da Saúde (OMS), reafirmando que todos se mantenham em quarentena.

No Brasil, existem pessoas infectadas pelo Covid-19 em diversos locais. O vírus causa sintomas iniciais parecidos com os de resfriados comuns, mas, com passar de dias, a infecção piora, e os doentes mais graves desenvolvem pneumonia.

Com a chegada do Coronavírus, a ajuda comunitária tornou-se extremamente importante. Deseja entender mais sobre como ajudar a comunidade e ser solidário em tempos de pandemia? Continue sua leitura!

Qual é a importância da ajuda comunitária nesses tempos de Coronavírus?

A maioria das pessoas está em quarentena e autoisolamento, e todos estão buscando maneiras de seguir em frente. Em países como a Itália, as pessoas cantam juntas nas janelas. No Brasil, médicos e enfermeiras fazem cartazes informando que estão nos hospitais pela população e reforçando os pedidos para que as pessoas fiquem em casa.

Conter essa pandemia, com toda a certeza, vai depender muito de nossos atos individuais em favor da coletividade. A razão de sermos diferentes das máquinas que fazem leituras de dados é que possuímos sabedoria e sensibilidade para perceber que nosso próximo precisa de auxílio.

Todo sofrimento e toda morte humana, independentemente da raça, cor e cidadania, deve nos sensibilizar. Veja, a seguir, algumas dicas sobre como ajudar sua comunidade em tempos de pandemia!

Como ajudar a comunidade, se você não faz parte do grupo de risco?

À medida que a pandemia do Covid-19 vai crescendo no Brasil, a população precisa conscientizar-se para ajudar os grupos de risco. Assim, além de estarem fazendo boas ações, ainda vão estar colaborando para impedir que o vírus circule pelas ruas e se alastre até ficar sem controle. Seguem algumas maneiras de auxiliar as pessoas no cenário de crise que estamos enfrentando!

Ofereça ajuda ao seu vizinho que está na categoria de risco para ir ao supermercado ou à farmácia no lugar dele

Com todas as informações veiculadas na mídia, você já deve estar isolado em sua casa com sua família. Caso não esteja nos grupos de risco informados pelas autoridades públicas, ofereça-se para auxiliar seus vizinhos de mais idade, ou que tenham outras doenças, para ir ao supermercado ou à farmácia em seus lugares.

Algumas das maneiras de se oferecer para prestar auxílio às pessoas são:

  • enviar mensagens por WhatsApp;
  • deixar bilhetes na frente de elevadores;
  • disponibilizar avisos em redes sociais, como Facebook e Instagram.

Lembre-se de que fazer as compras para você e para essas pessoas evitará que elas sejam expostas ao vírus, permitindo que mantenham sua saúde e seu bem-estar. Essa tarefa não terá nenhum custo a mais para você, afinal de contas, de qualquer forma, teria de ir ao supermercado. Apenas terá que carregar algumas sacolas a mais!

Doe sangue

Outra maneira de ajudar a melhorar a situação da saúde pública é ir a postos de coleta de sangue para realizar a doação sanguínea. Muitas instituições responsáveis pelo abastecimento de sangue estão enfrentando dificuldades com a coleta, pois as pessoas, por medo de contágio pelo Coronavírus, não estão saindo de casa nem mesmo para doar sangue.

Faça exercícios físicos e incentive seus pais e familiares a adotarem a mesma medida

Fazer exercícios é muito importante para manter alta sua imunidade e, também, vai ajudar o povo a se manter animado. Grave vídeos fazendo os alongamentos e passe para todos que puder, pois, dessa maneira, toda a energia positiva vai ser passada para outras pessoas, que também estão precisando de animação.

Crie grupos de Facebook para divulgar boas informações

A ansiedade tem sido um sintoma comum nessa fase em que estamos vivendo. As incertezas de lidar com uma doença desconhecida e que ainda não tem vacina preventiva deixam as pessoas com medo e angustiadas. A dica para lidar com essa situação é criar grupos no Facebook para divulgar notícias boas e, até mesmo, postar livros online.

As redes sociais e outras formas de comunicação digital, além de servirem de auxílio para que as pessoas mantenham o bom humor, ainda fazem com que a humanidade crie um senso de solidariedade. Portanto, por meio delas, é possível prestar apoio social sem ter que estar presencialmente em determinados lugares.

Ofereça trabalhos home office para seus funcionários

Nos dias atuais, os trabalhos home office têm sido muito procurados. Com a pandemia, essa possibilidade se tornou uma alternativa para ajudar seus funcionários a se manterem ocupados e realizando suas atividades no conforto dos seus lares. Sem contar que sua empresa não vai ficar parada, no final do mês, sua equipe vai receber salários, e você, seus ganhos.

Divulgue a nova maneira de cumprimentar as pessoas

Incentive sua família, os vizinhos e as pessoas conhecidas a acenarem ao invés de apertarem as mãos. Outra tática que pode ser usada na pandemia é tocar os cotovelos. Mesmo não pegando nas mãos das pessoas, reforce a todos que os cuidados com a higiene pessoal devem ser mantidos. Entre as principais precauções, estão:

  • lavar as mãos com frequência;
  • usar o álcool gel;
  • utilizar água sanitária para limpar casas e superfícies;
  • cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar.

Então, saber como ajudar a comunidade é muito importante, pois assim todas as pessoas com risco maior de contrair o Covid-19 vão estar mais seguras e tranquilas. Acredite: ajudando outras pessoas, você ainda poderá fazer grandes amizades.

Saiba, também, que, embora não seja fácil escutar todas as notícias que passam na TV e em outras mídias sobre o impacto do Coronavírus, é importante manter a calma, pois, assim como todas as outras pandemias, essa crise também vai passar. Confie nos médicos, faça sua parte e viva um dia de cada vez!

Apreciou o nosso conteúdo sobre como ajudar a sua comunidade e ser solidário em tempos de Coronavírus? Siga-nos nas redes sociais e veja mais artigos sobre o assunto!

Compartilhar nas redes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Procurar

Guia de mobilidade corporativa.

Saiba como aumentar a eficiência e reduzir custos de transporte na sua empresa.

Assine nossa newsletter

Últimos posts

Mês de publicação

Leve o Bynd para a sua empresa ou universidade

Baixe o Guia de Mobilidade para a Retomada

Preparamos um material para auxiliar sua empresa na retomada das atividades, garantindo segurança no deslocamento dos colaboradores. Conte conosco!