Descubra agora como economizar combustível na sua empresa

No dia a dia, dirigimos por aí já conformados com os gastos com transporte no final do mês. Mas sabia que as empresas podem bolar iniciativas para mostrar aos colaboradores como economizar combustível? Sim, e isso vale para os carros da própria firma, usados para atividades diárias.

Neste post, preparamos algumas dicas simples e práticas para reduzir esse gasto. Com elas, não só sua empresa pode ter uma economia de custos com a frota interna, como você pode movimentar todo o time de funcionários nessa missão que dá aquela aliviada no bolso, além de contribuir com o meio ambiente. Acompanhe!

É mesmo importante pensar nesse assunto?

Sabia que o consumo de combustível no Brasil vem aumentando? Sim, e não dá para negar o papel das empresas no meio disso. O que você acha que gasta mais: dirigir todos os dias para o trabalho ou fazer um ou dois passeios com a família no fim de semana? A primeira opção, é claro!

Isso vale para a frota interna de veículos da empresa. Com a economia de combustível, o negócio diminuirá um custo que, embora não pareça tão relevante no fechamento do fluxo de caixa, tem um ganho enorme: a contribuição com o meio ambiente a partir da redução de poluentes emitidos com a queima de combustíveis fósseis.

Como conscientizar seus colaboradores?

Abaixo, veja algumas dicas para repassar à sua frota interna e aos seus colaboradores, além de argumentos que podem ser utilizados para integrá-los nessa ideia!

Reforçar a importância da manutenção do veículo

A manutenção periódica do veículo é fundamental para que ele tenha sempre uma boa produtividade. Com tudo funcionando 100%, o combustível é bem aproveitado e, assim, o consumo acaba sendo reduzido.

Entre as principais atividades de manutenção estão: checar o funcionamento do motor e substituir o filtro de ar regularmente. Também vale a pena aumentar a frequência de calibragem dos pneus para 1 vez na semana: quando murchos, exigem mais do motor para alcançar velocidade e, com isso, elevam o gasto do combustível.

Evitar frear ou acelerar sem necessidade

O ideal é dirigir sempre num ritmo fluido e moderado, sem muitos arranques, já que, para alcançar rapidamente a velocidade desejada, o motor precisa trabalhar mais e consumir mais combustível.

Por isso, acelerar sem necessidade — como para passar aquele semáforo que está quase ficando vermelho — não é uma boa prática. No mesmo sentido, frear a toda hora faz com que o carro perca velocidade e precise de um trabalho extra para acelerar novamente.

Trocar as marchas corretamente

Quando a gente dirige há muito tempo, acaba fazendo as trocas de marchas sem pensar muito, e até mais rápido do que é o indicado. Muitas vezes, temos a impressão equivocada de que marchas leves são sempre sinônimo de menos gasto do combustível. Porém, não é bem assim.

Na verdade, o que faz o carro funcionar com mais eficiência e, portanto, com um gasto menor de álcool ou gasolina, é a compatibilidade entre os giros do motor e a marcha engatada. Para acertar sempre, você precisa esperar o carro indicar que é a hora ou dar aquela revisada no manual do fabricante.

Equilibrar o uso do ar-condicionado

Você já ouviu falar que o ar-condicionado é um vilão do bolso de um motorista, não é? No entanto, olha só: quando ele está ligado, realmente provoca um gasto maior de combustível, mas nem sempre ele representa prejuízo no fim das contas.

Na verdade, essa máxima vale para o deslocamento mais lento nas cidades, quando realmente é melhor deixar o aparelho desligado. Já em vias de trânsito rápido — acima de 60 km/h aproximadamente —, o ar-condicionado é bem-vindo em comparação aos vidros abertos.

Nesse caso, o carro precisa ficar o mais aerodinâmico possível, pois isso contribui para que ele consuma menos combustível, aproveitando a situação de velocidade. Com as janelas abertas, o vento acaba trazendo uma resistência desnecessária no veículo, tornando-o mais pesado.

Atentar no abastecimento de combustível

Para quem se preocupa sobre como economizar combustível, a famosa gasolina batizada é um pesadelo. Por isso, a maior dica para os seus colaboradores é tentar abastecer sempre em lugares de confiança. Ao notar que o combustível se esgotou rápido demais, fique alerta para nunca mais voltar naquele posto.

O tipo de combustível também interfere na economia. O álcool, por exemplo, acaba rendendo menos do que a gasolina no trânsito lento. Já em vias rápidas, ele é mais produtivo. No que se refere à gasolina aditivada, ela é mais cara, mas como ajuda a limpar e a preservar o motor, representando economia no longo prazo.

Lembrar da responsabilidade socioambiental

Além de passar todas essas dicas para seus colaboradores e para a frota interna, é importante reforçar a responsabilidade socioambiental de cada um de nós como cidadãos. Então, reserve um tempinho dessa ocasião para mostrar dados e estatísticas sobre o consumo de combustíveis fósseis.

O impacto mais conhecido, e também o mais relevante, é a poluição do meio ambiente por meio da emissão de CO₂, que agrava o efeito estufa e traz inúmeras consequências negativas. A redução na queima de combustível, mesmo que pareça pequena, faz muita diferença para a saúde do planeta.

Optar pelas caronas corporativas

Tendo em vista a responsabilidade socioambiental de cada um, a dica final é mostrar que existem alternativas de mobilidade para deixar mais vezes o carro na garagem. Desse modo, o colaborador economiza com combustível, contribui com uma melhoria na mobilidade urbana e, ainda, ajuda o meio ambiente.

Entre as opções mais legais que você pode incentivar estão as caronas corporativas. Se cada colaborador encontrar 3 colegas para dividir o carro, são 3 carros a menos rodando! Ah, e é claro: cada um vai gastar apenas 25% do que costumava com combustível.

E o que a sua empresa ganha com isso?

Veja só: na posição de gestor de uma empresa, um cidadão consegue influenciar outras dezenas de pessoas a se preocuparem com essa questão. Mostrar essa consciência socioambiental certamente elevará os níveis de comprometimento dos colaboradores.

Afinal, aprender como economizar combustível a partir de uma iniciativa da empresa fará com que se sintam parte de uma marca, engajada com o futuro do planeta e com o bem-estar das próximas gerações. Dá até para fazer um Plano de Mobilidade Corporativa com essas dicas e trazer ainda melhores resultados.

E aí, gostou das informações? Então, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais para que mais gente aprenda como economizar combustível!