Qual seu meio de viver o ambiente?

Na Semana do Meio Ambiente celebramos a biodiversidade, a preservação e a consciência ambiental, promovendo a reflexão sobre o impacto coletivo e ambiental de nossas escolhas individuais

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente na Suécia, ficou decidido que o dia 5 de junho seria o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data celebra a diversidade do planeta, bem como seu ecossistema e suas paisagens naturais. Mas além disso, o dia tem como objetivo conscientizar a população sobre a necessidade de preservar o meio ambiente ao nosso redor, reduzir o consumo dos recursos energéticos do planeta e difundir práticas ecologicamente corretas como a reciclagem e reúso de água potável.

Quase dez anos depois, em 1981, o Brasil decretou a Semana do Meio Ambiente para os primeiros dias do mês de junho, a fim de coincidir com o Dia Nacional da Ecologia, também comemorado no dia 5. Entre os temas discutidos em escolas, empresas e campanhas publicitárias estão a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade; desperdício de água potável, aquecimento global, entre outros.

Quem vê os noticiários sabe que de ano em ano as enchentes continuam a ocorrer na cidade de São Paulo, crescendo em quantidade e também em volume de águas. O mais curioso, no entanto, é que a cidade é cheia de rios invisíveis. Esses rios foram retificados – como as Marginais Pinheiros e Tietê – ou submersos no asfalto como os Rios Tamanduateí e Anhangabaú, por exemplo. É difícil enxergar o verde da cidade entre tantos carros, avenidas e prédios, mas também é reconfortante saber que existem áreas verdes abertas à visitação no espaço urbano, como o Parque da Água Branca, Parque da Aclimação ou a Reserva Ambiental do Bororé-Colônia, no extremo sul.

É justamente inspirado nesse contexto que o bynd desenvolveu uma ação de sensibilização ambiental que conta com uma exposição de painéis informativos e interativos, além de momentos de percepção do corpo e do ambiente facilitados por uma das colaboradoras do bynd e instrutora de yoga, Lara Pascom.

Semana do Meio Ambiente do bynd promove a reflexão sobre o espaço, o corpo e a cidade.  Foto: Gustavo Gracitelli

 

Entre os painéis da exposição há um mapa físico-ambiental da cidade, indicando os principais parques urbanos de São Paulo, além de identificar o sistema de rios que abastece a região. Há também um painel interativo que busca mapear o modal de transporte dos colaboradores, incentivando o uso de alternativas de deslocamento mais sustentáveis e ecológica, como caronas ou bicicletas.

Além disso, o bynd produziu um material digital exclusivo com informações sobre a ocupação do solo em São Paulo ao longo dos anos, a formação das principais marginais da cidade e com números de emissão de gás carbônico por modal de transporte, a fim de proporcionar momentos de reflexão sobre o impacto das nossas escolhas individuais na vida coletiva das cidades e do planeta.

Agora o nosso ebook com informações sobre o meio ambiente, poluição do ar e  história marginais de São Paulo também está disponível para você! Que tal aproveitar o feriado para dar uma voltinha?

Baixe seu ebook clicando na imagem abaixo e bom passeio! =)

Clique aqui e baixe seu ebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *