As alternativas de mobilidade corporativa eficiente – como seu colaborador pode chegar ao trabalho

,

28 mar 2017

Como comentamos anteriormente no post 5 estatísticas para sua empresa pensar em mobilidade corporativa agora mesmo, as empresas não podem se dar ao luxo de ficar para trás ao não considerar a mobilidade corporativa. Há diversas iniciativas pontuais que podem ser adotadas dentro da empresa para melhorar a eficiência do deslocamento diário de seus colaboradores. Um plano de mobilidade corporativa completo deve englobar um conjunto de ações específicas, adequando-se à realidade de cada organização a partir de suas necessidade. O importante é proporcionar a oportunidade para que as pessoas adotem hábitos mais sustentáveis no seu deslocamento. Segundo pesquisa do WRI em parceria com o Banco Mundial em São Paulo, 71% das pessoas afirmam estar dispostas a deixar de utilizar o carro caso exista uma boa opção de transporte.

“71% das pessoas afirmam estar dispostas a deixar de utilizar o carro caso exista uma boa opção de transporte”

Entre as opções de transporte, quais as pessoas estariam dispostas a utilizar em substituição ao transporte individual motorizado? Considerando-se que ir a pé, apesar de ótimo, muitas vezes não é uma opção, as mais aceitas normalmente são transporte público, fretado, carona e bicicleta. No entanto, o potencial do transporte público está fora do alcance do gestor da empresa, uma vez que depende muito da qualidade e disponibilidade da infraestrutura de transporte local. Portanto, iniciativas voltadas ao fretado, à carona e à bicicleta são mais palpáveis e estão entre as preferidas das empresas e também dos funcionários.

Esse tipo de incentivo pode ser desenvolvido internamente, mas dificilmente será tão eficiente quanto uma parceria com alguma empresa especializada. Isso vale para todas as opções expostas. Muitas vezes, pode sair até mais barato à empresa terceirizar esse tipo de serviço, implementando uma estação de bicicletas com gestão terceirizada ou contratando tecnologia especializada de carona corporativa como fazemos no bynd, por exemplo. Se implementados de maneira eficiente, podem ser mesmo financeiramente atraentes devido ao seu potencial de economia em custos de transporte.

Outra alternativa que tem aparecido com mais frequência é o incentivo ao compartilhamento de carros (carsharing). Um grande exemplo de utilização dessa alternativa é o Porto Digital, em Recife, que implementou um sistema de carros elétricos compartilhados, denominado “Carro Leve”. Desde o lançamento do projeto em setembro de 2015, foram realizadas mais de 500 viagens dentro do projeto.
Menos trivial que pensar diretamente no meio de transporte é flexibilizar a jornada de trabalho, seja possibilitando a utilização de horários alternativos ou permitindo trabalho à distância. Essas práticas também estão sendo adotadas com mais frequência e empresas têm se adaptado a rotinas mais alternativas. Não é incomum conhecer empresas que permitem um dia da semana de home-office, por exemplo. Pensando racionalmente, esta alternativa é muito interessante para determinados tipos de trabalho, em que não há necessidade da presença física do funcionário durante todos os dias da semana. Mesmo regimes de trabalho mais flexíveis podem economizar em tempo de deslocamento, tornando o funcionário mais produtivo.
Independente da escolha ou conjunto de escolhas, o importante é entender as possibilidades, estruturar o planejamento e promover alternativas mais sustentáveis, que atraiam o engajamento dos colaboradores.
No bynd, promovemos uma mobilidade corporativa mais eficiente ao facilitar e estimular o compartilhamento na carona corporativa. Se o assunto é mobilidade, podemos ajudar! Clique aqui para saber mais.

Compartilhar nas redes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Procurar

Guia de Gestão de Fretados Inteligente

Confira nosso material para você tornar a sua gestão de fretados mais eficiente tanto para a empresa quanto para os colaboradores, no contexto de pandemia e retomada segura.

Assine nossa newsletter

Últimos posts

Mês de publicação